Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis

Fique por dentro!


www.g1.com.br

A Lua hoje:

Hemisferio Norte:

CURRENT MOON


Hemisferio Sul:

CURRENT MOON

Artigos Interessantes:

Na tentativa louca de tentar dominar a natureza, o homem também se destrói.

O pum da vaca e o aquecimento global.

Musica eletronica e tecnologia: reconfigurando a discotecagem

Porquê temos esse vício de só falar mal do nosso Brasil?

Guerra no Iraque consome US$ 2 bilhões por semana

Arquitetura e Poder

Fale Comigo:

Por email

Meu livro de visitas


Total de visitas: 55318

Remédios Naturais

"Doenças atacam as pessoas não como um raio em céu azul, mas são conseqüências de contínuos erros contra a natureza." - Hipócrates

Nota: As receitas contidas aqui não dispensam o cuidado médico.

Os remédios alopáticos possuem diversos efeitos colaterais, são testados em animais e são caros.
"Você pode começar mudando de médico, ao invés de ir num médico alopata vá a um homeopata. Tente manter na sua casa algumas ervas e vegetais que ajudam em caso de doenças inesperadas. Alho, gengibre, chá de sálvia e limão são ótimos para quem está com infecção na garganta. Kiwi e laranja são boas fontes de vitamina C para quem está gripado, e assim por diante. Para saber mais antes de começar a usar, leia sobre ervas medicinais e remédios naturais." - Guia Livre de Crueldade.

Lembre-se que os sintomas são manifestações de defesa do seu corpo contra as doenças. A cura deve estar voltada para a doença, e não para o alívio de sintomas.
Jamais dispense os cuidados de um médico. E em casos graves, procure uma segunda opinião. Médicos também erram.
Nesta seção encontram-se exemplos de receitas simples de remédios naturais.

textoalternativo
Malva para Feridas da Boca
Preparar uma infusão com 5 gramas da erva fresca em 100 ml de água. Fazer gargarejo com o líquido para curar as feridas bucais. Antibacteriana, a malva é indicada para uso em aftas, gengivite e boqueira, e em casos de dor de garganta.
Contra-indicações: Não há informações seguras. É prudente evitar seu uso durante a gravidez e por períodos prolongados.
Fonte: Revista Saúde!

textoalternativo
Boldo para Estimular o Apetite
Ponha 2 colheres de folhas picadas de boldo em 1 xícara de álcool de cereais a 70%. Espere cinco dias e coe. Tome 1 colher de café dessa mistura, diluída em um pouco de água, antes das refeições. Você pode deixar a porção ao sol por alguns minutos para evaporar o excesso de álcool. A receita não é indicada para crianças.
Fonte: Revista Saúde!

textoalternativo
Carqueja para Cicatrizar a Pele
Ponha 3 colheres de sopa de folhas de carqueja picadas em 200 ml de água fervente. Abafe, espere esfriar e use o líquido para molhar uma gaze bem limpa. Aplique o tecido sobre o ferimento. Repita a operação três vezes ao dia. A Carqueja possui poder cicatrizante, graças a suas moléculas de tanino.
Fonte: Revista Saúde!




textoalternativo
Capim-limão para Aliviar Dores e Cólicas
Em 1 xícara de chá, ponha 1 colher de sopa de folhas frescas e acrescente água fervente. Abafe a infusão e deixe descansar por 15 minutos. Coe e beba em seguida.
Com ação analgésica, o capim-limão é eficaz no combate à dor. O mirceno, uma das substâncias do seu óleo essencial, tem efeito analgésico. Outros componentes lhe conferem ação antiespasmódica, eficiente no combate às cólicas.
*Muita gente confunde o capim-limão com a erva-cidreira. De fato as duas têm uma substância em comum, o citral, responsável pelo aroma. Mas são diferentes, até no visual. As folhas da primeira são finas e compridas e as da segunda são gordinhas.
Fonte: Revista Saúde!

Capim-limão para Ferimentos
Coloque 5 colheres de sopa de folhas frescas e acrescente 1 litro de água fervente. Tampe e espere 15 minutos. Coe e deixe esfriar. Pode ser usado como compressa sobre a região ou ainda diluído durante o banho de imersão.
*Muita gente confunde o capim-limão com a erva-cidreira. De fato as duas têm uma substância em comum, o citral, responsável pelo aroma. Mas são diferentes, até no visual. As folhas da primeira são finas e compridas e as da segunda são gordinhas.
Fonte: Revista Saúde!

textoalternativo
Arnica para Contusões
Contusões: ponha a tintura da planta na região atingida. Furúnculos: aplique emplastos.
Tintura de arnica
Uso externo. Validade: até um ano.
Ingredientes
* 1 parte de arnica fresca * 5 partes de álcool de cereais (encontrado em farmácias) * 5 partes de água.
Modo de fazer
Picar a planta e misturar com os outros ingredientes. Deixar descansar por pelo menos 15 dias antes de usar.
*Preste atenção para não levar a erva errada, pois há diversas espécies conhecidas com esse nome. Seu óleo essencial age contra inflamações.
Fonte: Revista Saúde!


Para Desinflamar Músculos Distendidos

Dissolva uma colher de sopa de extrato de arnica num pouquinho de água gelada. Embeba um chumaço de algodão com a solução e aplique diretamente sobre a área afetada. A arnica deve ser aplicada só externamente e não deve ser colocada sobre feridas.
Fonte: Site Casa Club Tv.

textoalternativo
Contra a Deficiência de Ácido Fólico na Mulher
O corpo feminino deve consumir diariamente um mínimo de 400 mg de alimentos ricos em ácido fólico. Para conseguir este resultado, você deve ingerir vegetais de folhas verdes escuras, feijão, nozes, laranjas e melão.
Fonte: Site Casa Club Tv.

textoalternativo
Bardana para Diabéticos
Ponha 2 colheres de sopa da raiz picada em 1 xícara de álcool de cereais a 70%, encontrado em farmácia. Deixe descansar por dez dias. Dissolva em água e tome de dez a 15 gotas duas a três vezes ao dia. A bardana é boa para diabéticos porque ajuda no aproveitamento do açúcar. Também auxilia o fígado.
Contra-indicações: Não tome mais que 200 ml diários por mais de 30 dias. Evite o uso em crianças.
Fonte: Revista Saúde!

textoalternativo
Conselho para as Dores de Cabeça e Enxaquecas
Esta receita é para pessoas que sofrem de dores de cabeça crônicas e que apresentam uma série de sintomas antes da chegada de uma enxaqueca. É neste momento que o conselho deve ser posto em prática. Consiste em colocar os dois punhos debaixo da água quente e agüentar o máximo que puder. Este exercício provoca uma desinflamação de tudo o que pode estar desencadeando uma dor de cabeça ou enxaqueca.
Fonte: Site Casa Club Tv.

textoalternativo
Aromaterapia para Dores de Cabeça
Como combater aquela dor de cabeça que não passa? Faça uma massagem com óleo de lavanda na base de seu pescoço e nas têmporas.
Cheire algumas gotas de óleo de menta num chumaço de algodão se a dor de cabeça for devida à uma indigestão.
Fonte: Site Casa Club Tv.

Relaxamento
De vez em quando, o corpo humano precisa descarregar energias. Com este propósito, vamos dar aqui uma receita fácil para uma sessão de relaxamento corporal: encha a banheira com água quente e pingue umas 10 gotas de óleo de lavanda, 10 de gerânio e algumas folhas de limão. Acenda velas com a mesma fragrância dos óleos e procure ouvir música instrumental suave. Permaneça por 10 a 20 minutos.
Fonte: Site Casa Club TV.

textoalternativo
Dor de Dente e Infecções na Gengiva
Em 1 xícara de chá coloque 1 colher de chá de cravo e água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Faça bochechos três ou quatro vezes por dia. O cravo-da-índia tem alta concentração de eugenol, uma substância analgésica. Promove ou restabelece o fluxo menstrual e combate os gases intestinais. Apontado como tônico estimulante e anti-séptico, particularmente na higienização da boca.
Contra-indicações: Remédios à base de cravo nunca devem ser usados por mulheres grávidas, pois provocam contrações uterinas.
Fonte: Revista Saúde!

Pastilhas para Garganta Naturais
Dores de garganta e tosse podem ser tratados da seguinte forma: deixe dois (ou mais) cravos-da-índia na boca para que as substâncias presentes neles se soltem aos poucos. Cuidado para não mastigar, pois o gosto é forte. Retire os cravos da boca quando estes começarem a se desfazer e perder o gosto. Repita a operação se necessário. O cravo-da-índia tem alta concentração de eugenol, uma substância analgésica.
Atenção: Qualquer substância que alivia dores de garganta pode fazer com que a pessoa volte a usar a voz normalmente, o que piora ainda mais os sintomas após o efeito do analgésico. Portanto, quando usar tais substâncias tome o cuidado de preservar a garganta (não gritar, não pigarrear, não tossir com força), mesmo que não esteja sentindo dor.
Contra-indicações: Remédios à base de cravo nunca devem ser usados por mulheres grávidas, pois provocam contrações uterinas.

textoalternativo
Manjericão para Dor de Garganta e Tosse
Para dor de garganta
Ponha um punhado de manjericão em 1/2 litro de água fervente. Faça gargarejos várias vezes ao dia.
Contra tosse
Deixe 15 gramas de folhas e sementes de manjericão em 1 litro de água fervente durante 20 minutos. Beba 1 xícara, três vezes ao dia.
Fonte: Revista Saúde!

textoalternativo
Alecrim para Dores Reumáticas
Dilua 1 colher de café do óleo essencial de alecrim em 1 xícara de azeite de oliva. Esfregue nas partes doloridas.
Fonte: Revista Saúde!





textoalternativo
Capuchinha para Expectorar e Acalmar a Tosse
Bata no liquidificador 1 litro de água fria com 4 colheres de sopa de folhas de capuchinha picadas. Coe e beba em seguida – ou a vitamina C irá embora. Recomenda-se ingerir 2 copos por dia. O óleo extraído de suas sementes é expectorante. A capuchinha também é conhecida por nastúrcio, chaguinha e chaga-de-cristo.
Contra-indicações: A planta é contra-indicada para quem sofre de úlceras gástricas e problemas renais. Também não é recomendada para crianças.
Fonte: Revista Saúde!

textoalternativo
Abóbora para Queimaduras e Feridas
Coloque 50 gramas da polpa da abóbora em 1/2 litro de água. Cozinhe-a em fogo brando até amolecer. Coe e reserve o líquido. Amasse a polpa e acrescente a água reservada do cozimento. Faça compressas sobre a parte afetada, várias vezes ao dia. Mas, se for uma queimadura grave, a pessoa tem de ser levada ao hospital.
Fonte: Revista Saúde!



textoalternativo
Arruda para Combater Piolho
Basta lavar a cabeça com uma infusão de arruda.
Fonte: Revista Saúde!





textoalternativo
Sálvia para Mau Hálito e Afecções da Boca
Ponha 2 colheres de flores de sálvia bem picadas em 1 xícara de chá de álcool de cereais a 70% e deixe descansar por cinco dias. Coe e guarde o líquido em um frasco escuro. Tome 1 colher de chá do preparado diluído em água antes das refeições. Escove os dentes com a mistura para clarear manchas.
Atenção: O mal hálito pode ser sintoma de diversas doenças. Consulte um médico.
Contra-indicações: Proibida para gestantes e lactantes. Pode atacar o sistema nervoso.
Fonte: Revista Saúde!

Remédio para Hemorragia Nasal
Encha um copo com salsa bem picada. Acrescente água. Coe num pano de algodão ou linho. Aplique-o fortemente na nuca durante um minuto.
Fonte: Site Casa Club Tv.

Conselho sobre Alimentos para Eliminar o Estresse
Para evitar o estresse, você não deve comer: Queijos, Enlatados, Álcool, Alimentos muito temperados, Alimentos com conservantes, Café, Tabaco, Frituras.
Deve comer: Hortaliças, Legumes, Cereais, Frutas frescas.
Fonte: Site Casa Club Tv.



Exercícios para Eliminar o Estresse
Com qualquer objeto esférico, e apoiando as costas contra a parede, faça com que a bola suba e desça pelas suas costas, mas pelos lados e não por cima da coluna vertebral.
Faça exercícios de alongamento, como por exemplo: fique de frente para a parede e tente beijar a parede, mantendo os braços esticados ao lado do corpo.
Deite-se no chão de barriga para baixo. Apóie os braços no chão e tente fazer com que sua cabeça toque suas costas. Este exercício não deve ser praticado por quem já operou a coluna ou tenha hérnia.
Aperte três pontos dos pés: o primeiro é o da base do dedão; o segundo é seguindo a base interna da curvatura do pé até chegar ao arco da planta do pé e o outro ponto é perto do calcanhar. Faça uma pressão suave, de forma circular com a ponta dos dedos. Faça a massagem 3 a 4 vezes em cada pé.
Quando terminar os exercícios, tome uma boa ducha de uma das seguintes maneiras:
Com água fria, começando pelos pés. Esta ducha deve durar uns três minutos.
Com água morna (nunca quente) durante 10 minutos.
Fonte: Site Casa Club Tv.


Aromaterapia para Pés Cansados
Se você tem tendência a ficar com os pés cansados, experimente este remédio rápido e fácil. Numa bacia com água quente, pingue 10 gotas de óleo de alecrim, ou lavanda, ou menta e coloque os pés de molho na água por 10 minutos. Seque-os e faça uma massagem com qualquer destes três óleos.
Fonte: Site Casa Club Tv.


Remédio para ter mais Força e Vigor
Maceração de alecrim e suco de uva.
Ingredientes
1 litro de suco de uva, 5 ramos de alecrim.
Preparação e Aplicação
Liquidificar as uvas. Colocá-las numa garrafa de cristal ou vidro de boca larga. Adicionar o alecrim e guardar a garrafa num lugar escuro durante nove dias. Tomar um cálice antes do café da manhã e outro no jantar, ou antes de dormir.
Fonte: Site Casa Club Tv.


Alguns Remédios Naturais para o Resfriado
Líquidos: É fundamental beber muito líquido para se curar de um resfriado. Quando a mucosa que forra a garganta se umedece, agarra o vírus e o envia ao estômago, onde os ácidos gástricos o destroem.
É recomendável beber de seis a oito copos de água, suco de fruta ou sopa por dia. Mas é importante não consumir álcool, pois este rouba nutrientes importantes do corpo, podendo causar uma desidratação.
Alho e cebolinha: O alho fortalece o sistema imunológico, encarregado de combater o resfriado, e a cebolinha ajuda a expulsar a fleuma do corpo.
> Receita de Chá de Alho
Ferva meio litro de água com dois dentes de alho, abafe e deixe descansar por cinco minutos.
Comida picante: As comidas com ingredientes picantes, como as pimentas e o caril, ajudam a mobilizar a mucosa, para desobstruir o nariz e soltar a fleuma com a tosse.
Equinácea: A equinácea é uma erva que estimula o sistema imunológico, e portanto ajuda a combater o resfriado. Não deve ser tomada durante a gravidez.
> Receita de Chá de Equinácea
Ferva água e adicione a equinácea. Retire a panela do fogo e tampe-a durante cinco minutos. Coe e beba.
Fonte: Adaptado do Discovery Health.


Prevenção: Não se Renda ao Resfriado
Beba muita água. Alimente-se bem. Consuma vitamina C com regularidade (kiwi, acerola, laranja, limão, caju).
Lave as mãos com freqüência, pois a maioria dos vírus se transmite por contato físico. E embora pareça estranho, é mais fácil pegar um resfriado através de um aperto de mãos do que de um beijinho na face.
Um fator muito importante é o estresse, pois debilita o sistema imunológico e, portanto, baixa as defesas do corpo.
Fonte: Adaptado do Discovery Health.


Retenção de Líquidos
Coloque 1 colher de sopa de maçã picada em 1 xícara de chá. Adicione água quente e abafe por 10 minutos. Depois, coe e tome 1 xícara de chá antes das principais refeições.
Fonte: Revista Saúde!


O Poder das Frutas

Abacate: O valor medicinal do abacate é notável. Seu consumo ajuda a combater perturbações digestivas, prisão de ventre, abscessos estomacais, afecções dos rins e do fígado.

Cereja: Contém grande quantidade de sais minerais, vitaminas e faz um delicioso suco. As cerejas mais escuras contêm mais ferro, magnésio e potássio do que as claras; todas são excelentes fontes de silício e provitamina A. Há quem afirme que o suco das cerejas bem escuras ajuda a evitar a formação de placas e, portanto, protege os dentes.

Damasco: Contém magnésio e potássio, dois minerais que dão energia, força e resistência. Possui ferro, para a produção de sangue, e silício, para beleza da pele e dos cabelos. Mas a alta concentração de beta-caroteno é sua qualidade mais importante. Entre as frutas, apenas o melão concorre com o damasco na quantidade de beta-caroteno e, como ele, é uma grande fonte de carotenóides, que ajudam o corpo na prevenção do câncer. Se você encontrar damascos maduros e bem firmes, estará adquirindo beta-caroteno do mais alto nível.

Kiwi: Além de ser uma das frutas mais ricas em vitamina C, contém potássio, magnésio e cálcio.

Melão: Todos os tipos de melão fornecem sucos cremosos e energizantes. O sistema de raízes do meloeiro penetra profundamente no solo rico em nutrientes e leva a água, que fica bastante longe da superfície, para esse fruto incrivelmente nutritivo. É esse fato que torna o melão altamente alimentício em relação a seu conteúdo calórico. O melão é um tônico excelente e ajuda na eliminação de refugos orgânicos. Devido às propriedades diuréticas, é ótimo para resolver problemas renais.

Pêra: A pêra tem muita vitamina B1 (tiamina), importante parte do complexo B, que contribui para a saúde do coração e para um alto nível de energia. É, também, rica em vitamina B2 (riboflavina), B3 (niacina) e em ácido fólico, todos importantes componentes do complexo B, e contribuem para a saúde cardiovascular em geral, para o equilíbrio da pressão sangüínea e para o vigor físico. Além disso, contém boa dose de vitamina C e sais minerais, como fósforo, potássio e cálcio. O sabor doce deve-se, em grande parte, à levulose, um açúcar mais tolerado por diabéticos do que os demais açúcares de frutas.

Uva: Rica em potássio, um sal mineral que reforça as reservas alcalinas do corpo, ao mesmo tempo que estimula o funcionamento dos rins e regula as batidas do coração. É, também, uma fonte de ferro, que constrói a hemoglobina do sangue. Estimula os sucos digestivos, a ação intestinal, limpa o fígado e elimina o ácido úrico do organismo. Além disso, acalma o sistema nervoso como poucas outras frutas fazem. Na França, muita gente come apenas uvas na época, como um modo natural de limpar e estabelecer um equilíbrio alcalino-ácido no organismo. Alguns estudos indicam uma baixa incidência de câncer nas regiões da França onde a monodieta de uva é feita uma vez por ano.
Se você tem problemas de diabete, de hiperglicemia, hipoglicemia ou qualquer outro problema de açúcar no sangue, deve evitar uvas, pois o alto teor de açúcar não é recomendável para quem apresenta esse tipo de problemas de saúde.

Fonte Principal: Livro O Poder dos Sucos, de Jay Kordich.
Fontes:
Vegan

Links:
Horta em Casa
Jardim das Flores
Plantamed
Tom das Ervas


Criar um Site Grátis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net